24/07/2017

S02E02 - UM NOVO MERCADO

A primeira mudança visível e importante quando se escolhe ser vegetariano é a alimentação! Falei o óbvio, mas o óbvio no dia-a-dia não é assim tão evidente, principalmente quando se vai ao supermercado.

Após 29 anos indo ao supermercado sem se preocupar com os ingredientes dos produtos, não se importando tanto com a seção das verduras, ignorando a existência de sementes e grãos diferentes do feijão, tendo como um dos focos o açougue, passava, então, por uma mudança de trato quando o assunto era fazer as “compras do mês”.

Os supermercados que estávamos a frequentar em nossa cidade (Manaus/AM) estavam voltados para atender, na sua maioria, a clientela que se alimentava dos produtos de origem animal, e dificilmente era possível, sem contar com a seção de verduras, do arroz e feijão, encontrar produtos para vegetarianos/veganos, até proteína de soja era raro nesses estabelecimentos.



Surgia, então, a necessidade de se buscar novos lugares para se fazer as “compras do mês”, e encontramos em nossas pesquisas a existências de alguns empórios na cidade. Eu não sabia direito o que era um empório, tão pouco passava em meu imaginário. Quando abri a porta de um dos empórios localizados perto de casa fiquei encantado, eram prateleiras repletas de azeite, óleos de diversos tipos de sementes, macarrão das diversas formas, pães veganos feitos com diversos grãos, e sim, várias caixas contendo uma variedade de grãos, sementes, castanhas, nozes, farinhas, em que se podia escolher a quantidade que quiser e pudesse comprar.

Assim, incorporamos em nossa rotina a prática de frequentar os Empórios,
“um estabelecimento comercial onde se vendem víveres, como secos e molhados e demais itens necessários à manutenção de uma casa. Empórios podem ser finos ou populares, com produtos nacionais e/ou importados. Dos comércios, são dos mais antigos: encontráveis em praticamente qualquer aglomerado urbano desde tempos imemoriais. Globalizado, o termo passou a designar ainda toda sorte de estabelecimento provedor: empório de vinhos, empório de Moda, empório artístico, empório cultural etc. Em alguns lugares, pode ser conhecido como mercado, mercadinho, armazém, mercearia, venda, bodega.” (wikipédia).

Depois das “compras do mês”, agora o desafio eram as compras pras festas de ano, pois estávamos na época do Estouro do Champagne!        

Go Vegan!!!

os dados/informações descritos neste post são apenas uma introdução, não tendo bases científicas ou profissionais. Torna-se importante o estudo aprofundado e a consulta de profissionais para maior conhecimento.

Créditos
Texto - Luiz no Mundo Vegano
Revisão - Lou

Nenhum comentário:

Postar um comentário