Um dos mitos sobre a alimentação vegetariana é a associação que se faz com o consumo de saladas cruas e com soja, mas como já relatado no episódio 5 da primeira temporada, Estudando o Ambiente, há uma variedade de fonte de alimentos e, entre os anos de 2013 e 2014, caímos nas graças do Grão de Bico.
Leguminosa da família das fabáceas, o Grão de Bico, denominado também de gravanço, ervanço, ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala, é excelente alimento do ponto de vista nutricional sendo fonte de proteínas, cálcio, ferro, magnésio, ácido fólico e vitaminas do complexo B (wikipédia). O grão tem suas origens no oriente médio, conquistou a bacia do Mediterrâneo, sendo cultivado pelos antigos egípcios, gregos e romanos, espalhando-se posteriormente para Etiópia, Índia e hoje tem no México um dos seus principais produtores (I-Legumes.net).
O meu primeiro contato com o Grão-de-Bico remonta ao tempo que era criança, quando observava os meus pais no preparando de peixes, com batata e azeite. Os anos se passaram e descobri que era a leguminosa era a principal matéria prima do homus, uma pasta árabe feita de grão-de-bico cozido e amassado, misturado com azeite e tahine. Quando fizemos nossa mudança ao Mundo Vegano, eu tinha uma certa implicância com a soja e queria, sempre que possível, o grão-de-bico em nossas refeições.
Após estudos e troca de informações e receitas com outros vegetarianos e veganos, ficamos meses curtindo as maravilhas culinárias que o grão-de-bico pode nos proporcionar. Além do homus, pode-se prepará-lo como feijão, pode-se fazer um bolinho frito de origem árabe chamado de falafel, pode-se fazer hamburger, pode-se fritar o grão com curry e outros temperos a gosto e transformá-lo em um delicioso petisco, pode-se fazer o grãomelete (omelte de grão-de-bico), e ainda, pode-se aproveitar a água do cozimento do grão, a aquafaba, como substituto da clara de ovo nas receitas dos suspiros, mousses, sorvetes, marshmallow, brownies, macarons, maionese, dentre outros (verificar o site http://www.casaecozinha.com/2016/04/receita-facil-aquafaba-o-que-e-para-que.html).
Essas variedades de pratos feitos a partir do grão-de-bico e outras experiências vegetarianas/veganas foi possível muito por conta da internet, chegou a hora de Curtir, Comentar e Compartilhar #GoVegan.
Go Vegan!!!
os dados/informações descritos neste post são apenas uma introdução, não tendo bases científicas ou profissionais. Torna-se importante o estudo aprofundado e a consulta de profissionais para maior conhecimento.
Créditos
Texto - Luiz no Mundo Vegano
Revisão - Lou

Nenhum comentário:
Postar um comentário